O aparecimento da massagem, provavelmente, tem origem com a existência do ser humano. “esfregar onde dói” é um instinto natural que pode ser considerado a forma mais simples e intuitiva de massagem.

Descobertas arqueológicas indicam que o homem pré-histórico utilizava pomadas feitas de ervas com banha de javali para esfregar o corpo. Isso promovia bem estar geral e protegia contra infecções.

A literatura chinesa registra que a massagem era usada como método de cura desde3000 a.c. As artes marciais faziam parte dos programas de saúde e forma física.

Escritos hindus que datam de 1800 a.c. Indicam que a massagem era usada para reduzir o peso e ajudar a dormir, a massagem era combinada a banhos e lavagens.

Por volta de 300 a.c os gregos começaram a utilizar essa pratica, aliada a exercícios, como programa para obter boa forma física. Os soldados recebiam massagem regularmente para evitar a dor e fadiga musculares nos treinamentos.

O médico grego Herodicus (século V a.c ) declarou que teve êxito no prolongamento de vidas combinando massagem, ervas e óleos. Um de seus alunos, Hipócrates (O pai da medicina, que viveu por volta de 460-380 a.c), seguiu seu exemplo e proclamou que podia melhorar a função articular e aumentar o tônus muscular com a massagem. Também afirmou que os movimentos da massagem deviam ser realizados na direção do coração e não na direção dos pés. Isso foi surpreendente, uma vez que nada se sabia sobre a circulação sanguínea naquela época.

Massagista profissional em Curitiba

Ligue e agende sua consulta. Fone: (41) 88009976